COLABORE COM IMAGENS E INFORMAÇÕES ENVIANDO PARA:
damiaomaia1958@gmail.com

terça-feira, 6 de março de 2012

NAVIO BENJAMIN - NOSSA HISTÓRIA SE DETERIORANDO




Quando estive em Manaus da última vez, se não me engano em 2009, num passeio com parentes, deparei-me com uma cena que me entristeceu. O velho e histórico navio Benjamin, que tanto serviu aos Acre e aos acrianos, a bordo do qual aconteceram muitas viagens de lua-de-mel, e que foi meio de transporte de várias personalidades que saíram daqui para conquistar o seu lugar no mundo, abandonado num estaleiro virando ferrugem. Já soube, numa postagem do Blog do Rocha, que o governo do Acre fez uma oferta de cem mil reais pelo navio, que foi recusada pelo proprietário, que queria vendê-lo por 200 mil. A intensão era transformá-lo num museu flutuante ancorado nas imediações do novo Mercado Velho, uma iniciativa louvável por se tratar de um ícone importante da nossa história. Já soube, em comentários no facebook quando postei essas fotos para apreciação de todos, que o nosso senador Jorge Viana foi gerado numa viagem de seus pais a Belém, a bordo do referido navio.
Imagino que se fosse comprado por 200 mil, após sua recuperação total, poderia ter sua aquisição aumentada para uns 400 ou 500 mil reais, o que é razoável, se for comparado a certas despesas das quais tomamos conhecimento. Alguém imagina quanto custou aquele monumento de aço da praça da revolução? Já ouvi dizer que foram 200 mil reais. Por que então o Benjamin,com seu imenso valor histórico não pode ser adquirido pela mesma quantia. Acho que nossos governantes estão deixando morrer um grande personagem da nossa história, que poderia ser imortalizado, para conhecimento das gerações que não presenciaram sua imponência desfilando pelos nossos rios.

4 comentários:

  1. Louvável sua preocupação com a memória de nossa história. Além disso, devemos (blogueiros) nos preocupar com os cinturões de miséria que vão se formando na periferia. O governo cuidar de fazer mais investimentos na construção de casas populares e em Projetos para superar as crises de cheias e secas do Rio Acre, minimizando as suas consequências. Não podemos continuar mendigando ajuda em toda alagação. Nem vivermos com medo do Rio Acre secar. Passa no meu blog! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Damião, bom conhecer o que acontece pelo resto do nosso País. Sou a Lindalva da Ilha e moderadora do Ostra da Poesia. Vim firmar que o teu voto no 6º Pena de Ouro foi computado com sucesso. abraços afetuosos!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo voto! Mas parece que vou precisar de outros! O páreo é difícil!Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Damião, estou passando para te convidar para participar do chatilhando. É um fórum de conversa entre blogueiros! Vai contar tuas piadas por lá e divulgar o nosso Acre! Entra no perfil da lindalva aí em cima, ou procura no meu blog.Um grande abraço!

    ResponderExcluir